Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Extensão / Trilha da Natureza

Trilha da Natureza

"Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" é um projeto de Educação Ambiental que teve início em 1992 pelo Departamento de Botânica, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas e voluntários no planejamento de atividades e visitas de escolas de ensino fundamental e médio junto à Trilha da Natureza, numa área de Cerrado da Universidade Federal de São Carlos. Portanto, trata-se de uma atividade realizada há mais de 20 anos e que já recebeu mais de 15.000 visitantes entre estudantes e outras pessoas da comunidade.

Localização da Trilha

O campus de São Carlos da UFSCar conta com uma área de 672 hectares, que pertenceram a fazenda Tranchan, adquirida pela Prefeitura Municipal em 1968.
São encontradas no campus áreas de vegetação natural num total de 20% do total da gleba, abrangendo vários tipos de vegetação, entre as quais predominam as diversas formas de cerrado. Estas áreas de vegetação natural são mantidas para a utilização em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Em uma destas áreas de preservação, localizada ao norte do campus, que apresenta vegetação de brejo, de cerrado e mata galeria, foi implantada, com finalidade educativa, uma trilha que percorre os diferentes tipos de vegetação, aberta às atividades para alunos das várias escolas da cidade e da região. A extensão da Trilha é de aproximadamente 1600 metros.

Objetivos da Trilha

  • Contribuir para a melhoria da formação de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação e área de pesquisa, através do desenvolvimento de atividades didáticas, de iniciação científica, integração comunitária, bem como colaborar para a educação de crianças e adolescentes das comunidades locais e regionais, transmitindo informações de caráter científico e cotidiano, no contato direto com a natureza, e sensibilizando-os para a importância que a flora e a fauna tem na qualidade de vida das pessoas e no equilíbrio ambiental. 
  • Colaborar para o enriquecimento educativo da comunidade ajudando-a a desenvolver dentro de si, uma cultura necessária capaz de reconhecer a real importância da preservação ambiental à nossa sobrevivência.

 

Fonte: http://teiadeciencias.blogspot.com.br/2011/05/excursao-8s-anos-trilha-da-natureza.html

Vegetação típica do cerrado; “Lobeira” (Solanum aff. Tycocarpum). Foto: Roberto Ap. Pellegrini.

Caracterização da Trilha da Natureza

Em termos de vegetação, a Trilha da Natureza percorre duas comunidades principais: Mata-Galeria e Cerrado:

Mata-Galeria - Embora a área ocupada por este tipo de vegetação seja pequena na área proposta para preservação, verifica-se que ela mantém suas características. Encontra-se razoavelmente preservada, sendo possível observar a interferência humana através do corte de algumas árvores e o represamento de água e a queima de partes do cerrado da borda. Estando localizada em área de preservação pela UFSCar, ela tende a se tornar mais preservada. A Trilha passa por essa área através de uma estiva de aproximadamente 14 metros de extensão construída de madeira tratada. 

 

Vista da Mata de Galeria. Foto: Roberto Ap. Pellegrini.

Cerrado - É a maior área de preservação. Não é cerrado original (devido a localização), pois provavelmente teve interferência humana. Há, porém, uma paisagem rica em espécies. Os aspectos fisionômicos como a tortuosidade dos caules, o desenvolvimento de casca grossa, típica do cerrado, as folhas duras como couro, a estatura da vegetação, o solo arenoso e profundo, são aspectos utilizados no desenvolvimento da Trilha.

 

Vista do cerrado da UFSCar com presença de visitantes do Colégio São Carlos em 2013. Foto: Roberto Ap. Pellegrini.

No que se refere à fauna, por ser uma região que está sendo preservada, ela ainda se encontra insipiente. Há uma diversidade de pássaros, principalmente pela presença de árvores e pequenos animais como: Tatu, Capivara e alguns roedores. 

 

Vestígios da presença da fauna: pegadas (não identificadas). Foto: Roberto Ap. Pellegrini.

O Grupo

O grupo Trilha da Natureza é um grupo de educação ambiental cuja principal atividade é a realização de visitas guiadas ao cerrado da UFSCar. O grupo foi fundado em 1992 e, desde então, proporcionou a inúmeras pessoas o primeiro contato com este tipo de vegetação. O principal público sempre foram alunos de escolas, públicas e particulares, de São Carlos e cidades próximas. Atualmente, este tipo de visita tem sido feito pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP, com a eventual colaboração de monitoras/es da Trilha, e a Trilha realiza mais visitas abertas, para um público da própria universidade e da cidade como um todo. O principal objetivo das visitas sempre é sensibilizar as/os visitantes à necessidade de conservação do cerrado e da biodiversidade como um todo.
A área de cerrado visitada fica no norte da UFSCar. O percurso das visitas tem em torno de 3 km, passando por áreas de cerrado em diferentes estágios de regeneração, um lago artificial, e uma mata ciliar. Ao longo do percurso, as/os monitoras/es mostram às/aos visitantes as principais características do cerrado e os fatores ecológicos - tais como o tipo de solo, a incidência de fogo e a herbivoria - responsáveis por essas características. Assim, é uma ótima oportunidade para as/os próprias/os monitoras/es aprenderem sobre o cerrado e, mais do que isso, sobre educação ambiental e como lidar com diferentes públicos.
Infelizmente, as atividades da Trilha diminuíram bastante nos últimos dois anos, em parte por falta de monitoras/es.
No ano de 2013, foi submetida à ProEX uma nova proposta de atividade de extensão a ser realizada em 2014 em parceria entre os Departamentos de Botânica, Grupo Trilha da Natureza, Departamento de Apoio à Educação Ambiental e CDCC/USP.
O agendamento de visitas de escolas na Trilha da Natureza é feito pelo CDCC . Demais interessados devem entrar em contato primeiramente com o DeAEA () . Maiores informações sobre o Grupo Trilha da Natureza e suas atividades podem ser obtidas diretamente com o Grupo por e-mail () .

Dicas

Agende aqui sua visita à Trilha da Natureza!

A UFSCar possui um Programa de Coleta Seletiva Solidária! Conheça mais visitando nossos Projetos de Extensão.

 

DeGR.png 

CNPq.png