Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Extensão / Gestão Ambiental dos Resíduos de Laboratório

Gestão Ambiental dos Resíduos de Laboratório

"Contribuições à Gestão Ambiental dos Resíduos Perigosos de Laboratório"

 

Na UFSCar – campus de São Carlos – é gerado grandes quantidades de resíduos perigosos em seus laboratórios durante as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir de um diagnóstico local, por meio do desenvolvimento de estratégias, o projeto "Contribuições à Gestão Ambiental dos Resíduos Perigosos de Laboratório" tem por finalidade contribuir para a disseminação do conhecimento da existência e da importância do Sistema de Gestão de Resíduos Perigosos, incentivando a co-responsabilidade e a participação da comunidade acadêmica neste Sistema.
Esta atividade, de grande relevância acadêmica e institucional, é coordenada pela SGAS por meio do DeGR com apoio do DeAEA e busca planejar ações de gestão (normativas) e de Educação Ambiental (sensibilização, reflexão e conscientização) acerca da problemática apresentada.
O diálogo com a comunidade acadêmica possibilita a identificação das fragilidades e a melhoria do Sistema por meio do planejamento de instrumentos específicos de Gestão e de Educação Ambiental para o melhor funcionamento do mesmo. É fundamental que esta comunidade conheça e participe da gestão dos resíduos na universidade, minimizando os riscos associados e incorporando princípios em suas práticas atuais e futuras.

 

Cartilha para usuários de laboratórios

Dicas

Agende aqui sua visita à Trilha da Natureza!

A UFSCar possui um Programa de Coleta Seletiva Solidária! Conheça mais visitando nossos Projetos de Extensão.

 

DeGR.png 

CNPq.png