Você está aqui: Página Inicial / Projetos de Extensão / Projeto Canecas

Projeto Canecas

O Projeto Canecas abrange atividades de educação ambiental e distribuição de canecas as/aos calouras/os e novas/os integrantes da comunidade acadêmica. Atualmente é realizado anualmente pelo DeAEA com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).
O Projeto foi inicialmente concebido por iniciativa de um grupo de estudantes da UFSCar denominado Grupo Ambiental Ipê Amarelo (GAIA) em 2003. No ano de 2010, por solicitação das últimas integrantes do antigo GAIA e com a colaboração das mesmas, o Projeto foi incorporado ao Programa de Atividades de Extensão da extinta Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente (CEMA) como atividade permanente. A reestruturação do Projeto Canecas teve o mérito de possibilitar o renascimento do GAIA com a entrada de novas/os integrantes. No ano seguinte, em 2011 dois outros grupos formados por estudantes procuraram a CEMA com a intenção de participar da organização e execução do Projeto Canecas e divulgar as atividades que realizam: o GIRE - Grupo de Incentivo à Redução, Reutilização e Reciclagem (Engenharia de Materiais) e a EMA-BIO - Empresa Júnior da Biologia .
No ano de 2012, o pôster elaborado sobre o Projeto Canecas intitulado “Projeto de Minimização de Resíduos Sólidos na UFSCar: O Projeto Canecas”, apresentado no II Congresso Paulista de Extensão Universitária (COPEX) na UNIFESP em São Paulo foi premiado na Área Temática de Meio Ambiente.
Ao completar 10 anos no ano de 2013, foi organizada em São Carlos uma exposição sobre o histórico do Projeto e das atividades de cunho ambiental realizadas pelos grupos que participam de sua organização. Tivemos também a participação de outros grupos e associações afins. As canecas foram entregues aos calouros e calouras e as/aos novos integrantes da comunidade universitária (novas/os alunas/os de pós-graduação, estagiárias/os e funcionárias/os, após a exibição do filme oficial do Projeto Canecas. Paralelamente foram também realizados encontros para a divulgação do Projeto e distribuição das canecas nos campi de Araras e Sorocaba. Ao todo foram entregues 2500 canecas em 2013.

Fotos do Projeto Canecas

figura1.png

Exposição comemorativa dos 10 anos do Projeto Canecas em 2013.

figura2.png

Apresentação do vídeo institucional do Projeto e entrega das canecas com material informativo.

Vídeo

https://youtu.be/6zfxz-10m3o 

 

Dicas

Agende aqui sua visita à Trilha da Natureza!

A UFSCar possui um Programa de Coleta Seletiva Solidária! Conheça mais visitando nossos Projetos de Extensão.

 

DeGR.png 

CNPq.png