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Projeto 3Rs na Escola

O GIRe³- Grupo de Incentivo a Redução, Reutilização e Reciclagem – formado por alunas/os voluntárias/os de diversos cursos de graduação, como Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais – tem sido responsável por  atividades de Extensão voltados à temática dos resíduos sob coordenação da Secretaria Geral de Gestão Ambiental através do Departamento de Apoio a Educação Ambiental e com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFSCar. Dentre as atividades, o Projeto 3R´s na Escola é a principal, com o intuito de incentivar a comunidade interna e externa à UFSCar à prática dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

A temática dos resíduos tem despertado o interesse de educadoras/es e educandas/os, especialmente por ser cotidiana e estar presente na realidade de todas as pessoas. Vários aspectos nesta temática podem ser abordados em atividades educativas no sentido de contribuir para reflexões e mudança de hábitos, seja no ponto de vista da gestão quanto da educação (Logarezzi, 2006).

O GIRe³ tem contribuido para a sensibilização ambiental de alunos e da comunidade em geral, mostrando a importância dos 3 Rs no cotidiano e indicando caminhos para iniciar as práticas de redução, reutilização e reciclagem em suas vidas e os impactos positivos destas práticas para a sociedade.

As intervenções do GIRe³ são conduzidas para promover oportunidades para a população de São Carlos pensar sobre os problemas e soluções para a questão dos resíduos no que tange à política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), fornecendo informações que auxiliem na compreensão desta política bem como as facilidades encontradas no município para aplicação da mesma.

No Projeto 3 R’s na Escola, nosso público alvo é composto por professores e alunos de escolas públicas e particulares, além de outros locais como centros comunitários e associações religiosas, o método de abordagem consiste na realização de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e teatro para sensibilização.

Primeiramente, informamo-nos sobre o que a escola já faz quanto à prática dos 3R’s e sugerimos ideias simples e economicamente viáveis do que se pode fazer a mais para melhorar, para que cada escola possa ter uma forma personalizada de abordagem. Dentre as expectativas está a possibilidade dos alunos levarem os conhecimentos adquiridos para as respectivas casas e sensibilizarem o meio em que estão inseridos.

O método de abordagem varia de acordo com a faixa etária, em turmas de ensino infantil ao segundo ano do ensino fundamental, o grupo trabalha com um teatro que contém informações básicas sobre a importância da destinação do lixo e os materiais que podem ou não ser reciclados. Além disso, podem ocorrer rodas de conversa e interações que ainda podem variar de acordo com a faixa etária das turmas.

Do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental são realizadas palestras informativas e participativas utilizando apresentações e atividades ilustrativas como: oficinas de reciclagem, jogos e brincadeiras simples, incentivando principalmente a reutilização. Além das atividades manuais com objetos usados no dia-a-dia das crianças.

Com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental são realizadas palestras interativas com esclarecimento de dúvidas. Pretende-se atingir os pré-adolescentes de forma diferenciada e interativa, visto que esse grupo apresenta muitas vezes uma facilidade a dispersão, com auxílio do projetor, imagens e falas impactantes, para que se interessem sobre o que tem acontecido no mundo e os motivos de porquê reciclar, reduzir e reutilizar são tão importantes.

Aos alunos do ensino médio, professores e público adulto em geral, a abordagem é semelhante à utilizada com os alunos das últimas séries do ensino fundamental, porém por ser um público maduro e ciente das questões relacionadas aos 3R’s a apresentação aborda tópicos como a quantidade de lixo gerada na cidade e problemas envolvidos, vantagens da reciclagem frente o descarte comum, o que e como reciclar, destinos para o lixo eletrônico, o problema do óleo, pilhas e remédios, além de dar exemplos práticos de como reduzir e reutilizar materiais no dia-a-dia, suscitando o debate sobre esses temas mais profundos e exigindo argumentos mais fortes.

O Projeto 3 R´s nas escolas, desde 2011 o GIRe³ já atuou em diversas escolas públicas e particulares, atingindo desde os professores e alunos (da educação infantil ao ensino médio) a comunidade externa de pais, mães e familiares. Foram 14 Escolas Municipais, 02 Escolas Estaduais, 02 Escolas Particulares e também a creche da UFSCar (Tabela ). O público atingido pode ser estimado em média em torno de 4150 pessoas. 

CEMEI Octávio de Moura

EMEB Maria Ermantina

CEMEI Pedro Pucci

EMEB Janete Lia

CEMEI Caminhada com Jesus

Escola Estadual Prof° Andrelino Vieira

CEMEI Monsenhor Alcindo Siqueira       

Escola Tecnica Estadual Paulino Botelho

CEMEI Amélia Botta

Colégio Adventista de São Carlos

CEMEI Marli Fátima Alves

Centro Educacional SESI 106

CEMEI Maria Lucia Marrara

CEMEI Benedita Stahl

EMEB Antonio Stella Moruzzi

CEMEI Cecilia Rodrigues

EMEB Angelina Dagone de Melo

CEMEI Osmar Stanley

 

Referências
Logarezzi, A. 2006. Educação ambiental em resíduo: o foco da abordagem. In: Consumo e Resíduo. Cinquetti, H.C.S. e Logarezzi, A. (Eds). p.p. 119-144.

Dicas

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